Ferramenta do Cittamobi foi destaque em evento da Prefeitura do Recife no Dia Mundial da Síndrome de Down
Por Roberta Soares, para o JC
Aplicativo Cittamobi acessibilidade ganha inovações para facilitar a mobilidade dos deficientes visuais - FOTO: ROBERTA SOARES
O Cittamobi Acessibilidade, aplicativo criado para facilitar e, principalmente, dar autonomia, às pessoas com deficiência visual, ganhou novas funcionalidades para tornar o ir e vir mais fácil e seguro.
Agora, além da previsão do ônibus em tempo real e o aviso de chegada ao ponto de destino, os usuários contam o VoiceOver, comando de voz que orienta o caminho. Também é possível ter a ambientação ao longo do trajeto e criar pontos de referências personalizados que vão auxiliar o deficiente visual quando estiver se aproximando do destino, como a indicação de praças, supermercados, igrejas ou lojas, por exemplo.
Todas essas funções são ativadas por comandos de voz e possuem o suporte de uma assistente virtual.
AUTONOMIA NA PALMA DA MÃO
O Cittamobi Acessibilidade existe desde 2014, tendo sido desenvolvido pouco tempo depois de o app chegar nas lojas virtuais. Atualmente, é utilizado em mais de 300 cidades brasileiras.
Com ele, os desafios de mobilidade das pessoas cegas diminuem. Pelo app é possível usar o transporte público com facilidade, recebendo informações em tempo real que ajudam na autonomia do deslocamento. Saber o horário de chegada do ônibus, o melhor percurso a fazer e o ponto correto para embarque e desembarque são dificuldades que fazem parte da rotina das pessoas com deficiência visual. Desafios que podem ser vencidos pelo Cittamobi Acessibilidade. FONTE: https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/mobilidade/2023/03/15207937-onibus-aplicativo-que-ajuda-a-mobilidade-de-cegos-ganha-novas-funcoes.html
Comments