top of page

Observatório Deficiência

Projetos

2022 - Atual

 

Pessoas com deficiência vivendo em acolhimentos institucionais: consequências da COVID-19, autonomia e organização da rede de cuidado

Descrição: O projeto tem como objetivo conhecer a realidade das pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento ou de longa permanência durante e após a pandemia da COVID-19. Esses sujeitos, em função do rompimento das relações sociais e familiares, não dispõem de uma rede de proteção comunitária que os impeça da institucionalização. Assim, necessitam de olhares ainda mais apurados, tanto de pesquisas, quanto em ações de políticas públicas. Será realizada uma abordagem quanti-qualitativa com o desenvolvimento em 24 meses. A proposta da investigação é agregar um conjunto de informações sobre a vida, antes e durante a pandemia da COVID-19, através da utilização de análise de dados secundários, coleta de dados primários com formulário estruturado nas instituições identificadas, etnografia em algumas instituições a serem selecionadas, história de vida e entrevistas semi-estruturadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Éverton Luís Pereira - Coordenador / Marineia Crosara de Resende - Integrante / Diego Ferreira Lima Silva - Integrante / Indyara de Araújo Morais - Integrante / Cecilia Muraro Alecrim - Integrante / Jéssica de Souza Lopes - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Auxílio financeiro.

2021 - Atual

 

Deficiência, garantia de direitos e cidadania: políticas públicas e sociedade nas Américas

Descrição: O projeto de investigação busca compreender as iniciativas em voga e as formas como acontece a interação entre as organizações de pessoas com deficiências e as políticas públicas em países das Américas e Ibero-América.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Éverton Luís Pereira - Coordenador / Diego Ferreira Lima Silva - Integrante / Cecilia Muraro Alecrim - Integrante / Fernanda de Deus Rocha - Integrante / Júlia Oliveira Souza - Integrante.
Financiador(es): Federação Nacional das APAES - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 3

2020 - Atual

 

Pessoas com Deficiência e COVID-19: construção de conhecimento, redes de acompanhamento, cuidado e prevenção

Descrição: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as pessoas com deficiência (PcD) são mais vulneráveis e estão expostas a maiores riscos no mundo todo. Isso fica ainda mais salutar em países em desenvolvimento. As PcDs estão entre os grupos menos escolarizados, mais pobres e mais estigmatizados de todo o mundo. No Distrito Federal, representam 22,23% da população em geral, em torno de 573.805 pessoas. Desse total, 63,90% estão com idades superiores a 65 anos. As PcDs possuem especificidades de acordo com seus impedimentos e as barreiras que vivenciam no cotidiano social. Entre elas, podemos destacar o uso de tecnologias assistivas, as barreiras de acesso a informações qualificadas e a serviços de saúde, em alguns casos, a necessidade de cuidados particulares em saúde e também a necessidade de cuidados de terceiros, familiares ou profissionais. Esses elementos geram uma maior vulnerabilidade, especialmente em meio à pandemia de coronavírus COVID-19 em curso no mundo. Este projeto tem como objetivo Compreender as consequências da pandemia do Coronavírus entre as pessoas com deficiência e suas famílias no Brasil.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Éverton Luís Pereira - Coordenador / Marineia Crosara de Resende - Integrante / Diego Ferreira Lima Silva - Integrante / Anahi Guedes de Melo - Integrante / Cecilia Muraro Alecrim - Integrante / Uguiarlem Ribeiro Durães - Integrante.

2019 - Atual

 

Políticas públicas, deficiência mental e crianças e adolescentes com deficiência: desdobramentos da pesquisa de validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr)

Descrição: O projeto refletirá sobre as formas como as crianças e adolescentes e as pessoas com deficiência mental estão sendo expressas nas políticas públicas para pessoas com deficiência; sistematizar documentos públicos de dois países (a definir) que versam sobre a questão da deficiência em crianças e adolescentes e da deficiência mental; conhecer a realidade da avaliação da deficiência na Espanha; realizar revisão bibliográfica sobre deficiência mental; revisar artigos sobre crianças/adolescentes com deficiência.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Éverton Luís Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2

2016 - 2021

 

Implementação do Modelo Único de avaliação e valoração da deficiência: uma análise do processo de validação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr) pelas políticas sociais brasileiras

Descrição: Este é um projeto de pesquisa-ação que visa analisar a apropriação do Índice de Funcionalidade Brasileiro (IFBr) nos instrumentos de avaliação da deficiência e propor os aperfeiçoamentos. Para isso pretende-se acompanhar e orientar os processos de validação a serem realizados por órgãos setoriais de políticas públicas federais, com enfoque classificatório multidimensional e intersetorial ? biopsicossocial e interinstitucional. Durante os anos de 2016 e 2017, os entes públicos promoverão processos de validação próprios do IFBr, como parte da implementação do chamado Modelo Único de Classificação e Valoração da Deficiência a ser conduzido pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. O Modelo Único será introduzido no nosso ordenamento jurídico para cumprimento ao § 1º do art. 2º da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, a Lei 13.146/2015, que entrará em vigor em janeiro de 2018. Esta pesquisa pretende acompanhar estes processos de validação para não apenas observar e analisar os caminhos e resultados das validações, mas também intervir, buscando provocar uma convergência das avaliações da deficiência com as definições da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), e assim promover os direitos das pessoas com deficiência no Brasil por meio da criação do Modelo Único. A pesquisa-ação é um empreendimento de pesquisa que não se limita ao processo de investigação, mas procura intervir junto aos sujeitos/fenômenos pesquisados a fim de promover uma pauta política determinada. Este projeto é, assim, decorrente de um compromisso político da equipe com as agendas políticas das pessoas com deficiência no Brasil, de forma que a pesquisa prevê intervenções que buscam contemplar essas agendas. Espera-se produzir uma metodologia para as validações, para acompanhamento das validações multicêntricas do IFBr, um mapa analítico-descritivo da apropriação do IFBr pelas políticas brasileiras e uma análise para indicação de convergências das apropriações com uma expectativa de Modelo Único..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Éverton Luís Pereira - Coordenador / Edgar Merchan Hamann - Integrante / Heleno Correia Filho - Integrante / Livia Barbosa Pereira - Integrante / Marineia Crosara de Resende - Integrante / Ana Rita de Paula - Integrante / Diego Ferreira Lima Silva - Integrante / Indyara de Araújo Morais - Integrante / Ana Paula do Nascimento Barros - Integrante.
Financiador(es): Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

bottom of page